Poupança no consumo energético

Geomais

Multisites usam o Smappee™ para tornar suas operações mais eficientes em termos de energia e determinar o tamanho da instalação solar para cada escritório. O Smappee™ é uma solução acessível para empresas com escritórios diferentes que desejam rastrear e controlar a energia localmente, mas também centralmente. É uma ótima maneira de mostrar aos funcionários e à gerência o consumo de energia invisível e aumentar substancialmente a eficiência energética.

A eletricidade solar e a eficiência energética são componentes cruciais do futuro da energia sustentável do nosso planeta. Para pavimentar o caminho para políticas e outras organizações, a WWF (World Wildlife Foundation) lançou o programa WWF Upfront em 2016. Essa abordagem em três fases torna as operações do WWF mais eficientes em termos energéticos e as energias renováveis, um escritório de cada vez. Na base da eficiência energética está a monitorização – com um monitor de energia Smappee™ -, oferecendo as informações necessárias no uso de energia para tomar medidas de eficiência energética. O segundo passo é reduzir o consumo de energia. Os escritórios que se inscreveram no programa Upfront descobriram que poderiam reduzir o seu consumo de energia em até 50% através de mudanças comportamentais, economizando milhares de euros por ano. As melhorias técnicas (instalação de energia mais eficiente usando aparelhos) permitem economizar ainda mais. Em seguida, são exploradas opções de energia renovável. Mais especificamente, uma equipe de especialistas em energia pesquisa se a energia solar fotovoltaica é possível. Para a WWF, eles são um exemplo poderoso para convencer outros a seguir o mesmo caminho.

A eficiência energética começa com a monitorização de energia.
A WWF tem o objetivo de mostrar, por exemplo, como reduzir o impacto de uma organização no clima. Quer fazer mais sobre o seu impacto energético, melhorando a eficiência energética dos seus escritórios em todo o mundo e instalando energia renovável nos escritórios ou próximo a eles. “É por isso que os meus colegas e eu iniciámos o programa WWF Upfront”, diz Jean-Philippe Denruyter, gerente de soluções de energia aplicada da WWF. “Com a ajuda de Eric Bush, na organização Topten (topten.info), desenvolvemos um processo para ajudar os escritórios a agir com eficiência. Eric sugeriu começar com uma auditoria energética e usar um monitor de energia Smappee™ para fazer isso. Foi quando descobri as muitas vantagens de Smappee™. É fácil de instalar, você pode rastrear energia elétrica e energia solar e é fácil de usar também para não técnicos, o que nem sempre é o caso de outras ferramentas. Também é uma solução acessível para multinacionais com vários escritórios, como o nosso, que desejam acompanhar e controlar a produção de energia solar e a eficiência energética localmente, mas também de maneira centralizada. Além disso, é uma ótima maneira de visualizar o uso de energia invisível para os nossos funcionários. Poucas pessoas deixam a torneira aberta quando saem da cozinha; mas muitas pessoas deixam as luzes acesas ao sair de uma sala, mesmo que seja um tipo semelhante de desperdício. É apenas menos visível. Com os colegas da Smappee™, você vê instantaneamente o impacto das suas ações, como aumentar a configuração de temperatura num ar condicionado. Isso faz uma enorme diferença quando você quer que as pessoas pensem em eficiência energética. ”

A monitorização de energia é apenas o primeiro passo na abordagem em três etapas da WWF. Em segundo lugar, é organizada uma semana de eficiência energética, na qual as informações recolhidas são usadas para reduzir o consumo de eletricidade. Sugerem-se melhorias técnicas e o impacto das ações de eficiência é monitorizado. A equipe também recebe treino sobre mudança comportamental e gestão de energia. Finalmente, os dados do Smappee™ são usados ​​para calcular as necessidades solares com precisão. Para instalar a energia solar, é importante saber em detalhes a quantidade de eletricidade que o escritório consome a qualquer momento. Ainda mais se as autoridades não permitirem injetar eletricidade solar na rede. Então, qualquer eletricidade solar que não seja consumida pelo escritório é perdida.

Uma solução global aplicada a diferentes situações locais.
Todo escritório tem características próprias e necessidades específicas. A legislação nacional pode não apoiar a energia solar ou a eficiência energética. Por exemplo, não ser permitido injetar eletricidade solar na rede requer um entendimento muito bom das necessidades de eletricidade do escritório antes de instalar a energia solar fotovoltaica. Os baixos preços da eletricidade terão impacto na eficiência dos aparelhos disponíveis no mercado.

O clima também influencia as decisões de eficiência energética. Nas regiões tropicais, a monitorização e gestão de energia são focados na eletricidade, pois o gás geralmente não é usado. Jean-Philippe: “Nos países tropicais, o maior desafio é gerir o AVAC, que pode representar 70 a 80% do uso total de energia. As soluções de eficiência incluem melhores configurações de temperatura, isolamento e aparelhos mais eficientes.” Nos países ocidentais, o AVAC geralmente terá uma influência menor no consumo de eletricidade, devido ao uso de gás para aquecimento. Os sistemas centralizados de aquecimento e refrigeração para edifícios com vários escritórios também limitam as opções de melhoria individual e exigem boa coordenação com a gestão do edifício.

Claramente, não é fácil desenvolver uma abordagem com ferramentas que possam ser implantadas em todo o mundo. “Esse também foi um dos pontos fortes do Smappee™: você pode instalá-lo em praticamente qualquer escritório do mundo e os dados estão disponíveis no iPhone ou no telefone e PC Android.” Conclui Denruyter.

Economize até 50% de energia em uma semana.

Um número crescente de escritórios da WWF está a participar do programa WWF Upfront e os resultados são surpreendentes. O WWF Myanmar foi o primeiro escritório a participar do programa. “O AC acabou sendo a questão principal. Em vez de pedir às pessoas que não usem o AC, pedimos que pensassem em seu uso e adotassem medidas simples para melhorar a eficiência, como fechar portas entre salas, aumentar a temperatura mínima para 26 graus, ligar o AC um pouco mais tarde pela manhã e desligá-lo um pouco mais cedo à tarde enquanto o dia arrefece”, diz Jean-Philippe. “Como resultado, apesar das temperaturas mais altas e de mais funcionários no escritório – dois fatores que impactaram fortemente o uso do AC -, ainda conseguimos economizar energia naquela semana”.

O escritório de Ha Noi (Vietname) logo se seguiu. O país tem um forte crescimento no consumo de eletricidade e planeja construir novas centrais de carvão. O escritório da WWF quer demonstrar que é possível reduzir as necessidades de energia. Jean-Philippe: “Medimos o uso de energia dos aparelhos, fornecemos conselhos e testámos melhorias no uso de equipamentos. Durante a Semana de Eficiência Energética, todos puderam aceder à página e ao aplicativo Smappee™, mostrando o consumo de energia em tempo real do escritório e muito mais. Descobrimos que 30% da energia do escritório, mesmo 50% no verão, foram para ar condicionado e quase 20% foram para frigoríficos e dispensadores de água. Graças ao Smappee™, pudemos calcular com precisão que economizamos 28% de energia durante a semana, desligando aparelhos como dispensadores de água à noite e mudando os hábitos de ar condicionado.” E a experiência positiva continua. Durante a segunda semana de energia no Vietname, desta vez no escritório de Hue, economizou 50% do consumo de energia.

Economize graças às informações sobre a energia.

“O principal desafio é continuar a economizar energia ao longo do tempo”, diz Jean-Philippe. “Estamos a trabalhar nisso de maneiras diferentes. Monitorizo o uso de energia remotamente graças à plataforma Smappee™ e uso os dados para desenvolver recomendações, por exemplo, definir metas de redução de consumo elétrico; substituição de equipamentos; instalação de painéis solares. Mas os escritórios também precisam de contribuir com a sua parte. O escritório em Bruxelas mostra os resultados do Smappee™ numa tela na entrada do escritório, para que as pessoas sejam lembradas continuamente da importância da economia de energia. Em todos os escritórios equipados com Smappee™, os funcionários têm acesso aos dados, um lembrete constante para pensar nos seus hábitos de uso de energia. O escritório em Hue, que reduziu o seu uso de energia em 50% durante a semana de eficiência energética, produz um relatório Smappee™ a cada dois meses. Os escritórios no programa WWF Upfront podem iniciar competições para ver quem economiza mais energia com base nos dados do Smappee™. É uma maneira divertida de manter o impulso vivo e manter as pessoas motivadas a continuar os seus esforços. “