Gestão Territorial

Geomais

O que é a Gestão Territorial?

“o papel do planeamento territorial para o desenvolvimento sustentável assenta em evitar ou reduzir impactes adversos e em exercer um papel proactivo através de respostas adaptativas à alteração ambiental.”
[Owens, S., (1992), Environmental Change and Land-use Planning, in Environment and Planning, Vol. 24]

by markus spiske (unsplash)

A Geomais utiliza os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) para promover uma correta gestão do território, a nível público e privado, com vista a proporcionar uma melhor gestão dos recursos disponíveis, tendo por base as infraestuturas existentes, a ocupação do solo e a legislação em vigor.
Na Administração Local, a correta gestão é feita através da aplicação de Instrumentos de Gestão Territorial como os Planos Diretores Municipais, Planos de Ordenamento de Orla Costeira, Planos de Pormenor e de Urbanização, entre outros.
Em outros órgãos públicos pode ser feita através da validação do cumprimento da legislação em vigor, nomeadamente através da interseção com servidões e restrições de utilidade pública e IGT em vigor.

Nos organismos privados, o conhecimento do espaço e das (infra)estruturas disponíveis permite uma melhor utilização, manutenção e projeção de atividades, salvaguardando o uso de uma informação correta e atualizada.  Quando é que a canalização de gás precisa de manutenção? Qual o grau de permeabilidade do seu terreno em caso de chuvas torrenciais? Quando foi feita a última poda e quando tem de ser feita novamente? São alguns exemplos em que a resposta é dada por um sistema de cadastro de infraestruturas.

Os dados, devidamente tratados e analisados, geram informação que permite não só o conhecimento da realidade como a projeção de cenários, permitindo a correção atempada de potenciais desvios, reduzindo prejuízos futuros.

Os técnicos especializados da Geomais têm formação nos mais conhecidos Sistemas de Informação Geográfica (comerciais e Open Source) do mercado.

Esta formação e experiência permitem-nos criar planos formativos à medida do cliente que vão de encontro às suas necessidades específicas.

by annie spratt (unsplash)

Veja alguns exemplos de áreas onde atuamos e onde podemos ajudar a rentabilizar o seu negócio.

Procedimentos e workflows

Uma correta gestão começa pela definição de processos existentes.
A Geomais presta serviços de consultoria na análise e reconfiguração de workflows tornando-os mais eficazes e menos redundantes.

Análise territorial

A utilização de fotografia aérea e de cartografia vetorial permite a comparação do terreno em diferentes momentos. Esta comparação identifica alterações como desgaste de vertentes, alterações de nível de águas, alterações na ocupação de solo e na morfologia do terreno, entre diversas outras utilidades.

Cadastro de Infraestruturas

O cadastro das infraestruturas permite saber exatamente onde estão localizados equipamentos e através de análises de proximidade, saber o impacto que pode provocar em outras infraestruturas em caso de intervenções. Consegue identificar onde estão os setores mais sensíveis e/ou perigosos e implementar regras de segurança de uma forma mais correta e eficaz.

Cadastro de Redes

As redes de utilities são estruturas vitais no funcionamento da sociedade. Água, gás, eletricidade, saneamento ou telecomunicações.

O correto cadastro das redes e do equipamento instalado permite uma mais eficaz intervenção sempre que necessário. Através de funcionalidades de trace é possível saber quais os equipamentos a desligar para uma intervenção segura, quais os clientes afetados, fazer um pré-aviso a clientes sensíveis como clínicas, escolas e hospitais. A informação alfanumérica associada permite identificar prazos de validade de equipamentos e intervenções a que já foram sujeitos no passado, possibilitando um melhor controlo garantindo a qualidade.

Monitorização em tempo real

Acompanhe as medidas recolhidas pelos seus equipamentos instalados no terreno.
Instalamos as suas sondas de qualidade de água ou ar, por exemplo, e os dados são enviados para uma base de dados central, via wi-fi, onde poderá visualizar o estado de cada local ou equipamento comodamente, nas suas instalações.

Acompanhamento de licenciamentos

Durante os processos de licenciamento é necessário validar o posicionamento contra as restrições e servidões administrativas e zonamentos dos Planos de Ordenamento. Identifique as áreas e mantenha o histórico dos licenciamentos analisados para consultas futuras.

A localização é um valor cada vez mais importante na estratégia de negócios. Saiba onde estão os seus equipamentos, as suas viaturas, os seus impedimentos, os seus terrenos, os melhores caminhos, os recursos mais próximos. Saber a localização dos elementos que interessam ao seu negócio é a melhor forma de poupar e de decidir de forma estratégica e informada.

Contacte-nos para posicionar o seu negócio no mapa